O Parlamento da Grécia aprovou hoje o terceiro pacote de resgate de Atenas com os credores do país, numa votação que dependeu do apoio de oposicionistas e levou a coalizão governista a enfrentar um forte movimento dissidente.
A aprovação, que se deu por 222 votos a favor e 64 contra, veio após uma sessão que atravessou a madrugada e foi marcada por atrasos e longos debates sobre o pacote de três anos, no valor de cerca de 85 bilhões de euros (US$ 93 bilhões) e que prevê profundos cortes de gastos e aumentos de impostos.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, tem sofrido graves críticas da linha-dura de seu próprio partido, o esquerdista Syriza, por ter cedido às exigências dos credores de introduzir medidas de austeridade. Muitos dos integrantes do Syriza votaram contra o resgate. A dissidência ameaça gerar uma ruptura no partido e levar a uma eventual convocação de eleições antecipadas.
A Grécia precisava aprovar o pacote antes de os ministros de Finanças da zona do euro - que formam o Eurogrupo - se reunirem nesta sexta-feira para discutir o assunto. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br