Grécia vive dia de protestos ao fechamento de emissoras públicas de rádio e TV

Agência Brasil
13/06/2013 às 08:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:05

BRASÍLIA – A Grécia vive nesta quinta-feira (13) um dia de greve geral, convocada pelas duas principais centrais sindicais dos setores público e privado, que deve paralisar os transportes ferroviários e fechar vários serviços no país. Os hospitais, por exemplo, funcionarão apenas para os atendimentos de emergência. O movimento é uma reação à decisão do governo de fechar as emissoras públicas de rádio e televisão, conhecidas pela sigla ERT.

O fechamento das emissoras, segundo as centrais sindicais, foi uma ordem dos credores da dívida pública do país. Os controladores de tráfego aéreo também deverão aderir ao movimento, paralisando as atividades por duas horas, enquanto os jornalistas estão em greve por tempo indeterminado.

As emissoras deixaram de funcionar por volta da meia-noite de anteontem (11). Fundadas há 60 anos, as emissoras ERT eram sintonizadas também pela internet. Ontem (12) representantes de vários partidos pediram uma reunião com o governo na tentativa de suspender o encerramento das operações das emissoras.

O clima de tensão na Grécia é constante, com o agravamento dos efeitos da crise econômica internacional sobre o país. Na busca por atender às exigências dos credores, houve demissões de funcionários públicos, aumento de tarifas e impostos e cortes de serviços.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por