Começou nesta quinta-feira o julgamento do jornalista grego que publicou uma lista de contas em bancos suíços que o governo não investigou. Costas Vaxevanis, um experiente repórter de 46 anos, foi detido no domingo e então solto para preparar sua defesa. Ele é acusado de violação de privacidade e pode pegar até três anos de prisão.
Ele afirma que o governo grego é hipócrita e que o Judiciário do país é conivente com um sistema político corrupto. A revista "Hot Doc", editada por Vaxevanis, publicou no sábado os nomes de mais de 2 mil gregos que teriam contas em bancos suíços. Os dados são provenientes de uma lista obtida em 2010 pela então ministra de Finanças da França, Christine Lagarde, e passada para autoridades gregas.
O governo alega que não pôde usar a lista para agir contra potenciais sonegadores de impostos porque os dados foram roubados por um funcionário do banco HSBC antes de serem entregues para Lagarde. Entre os nomes indicados estão o de proeminentes empresários, advogados, médicos, jornalistas, um ex-ministro e companhias. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br