A permanência do franco-suíço Romain Grosjean na Lotus ainda não garantida pela escuderia de Enstone. Diante da temporada instável, o piloto reconheceu que as dificuldades enfrentadas na Fórmula 1 foram maiores do que imaginara e se mostrou ciente de sua situação.
Grosjean se envolveu em muitas confusões durante a temporada em que foi acusado de ser um piloto imprudente, por causar acidentes aos adversários. O piloto da Lotus colecionou críticas ao longo do ano e chegou até mesmo a ser suspenso de uma corrida depois de provocar um acidente em Spa-Francorchamps.
Apesar do apoio da Lotus em 2012, o cenário não é favorável para uma renovação de contrato e Grosjean se mostra ciente de sua situação. "Isso é normal em alto nível. Não há espaço para misericórdia. Vagas na Fórmula 1 são escassas e não existe presentes", comentou.
O piloto também admitiu que a maior categoria do automobilismo é mais complicada do que esperava. "O mundo da Fórmula 1 é mais difícil do que eu imaginava. Quando eu voltei, vi que havia uma montanha para escalar e quando comecei a escalar, vi que era realmente alta", metaforizou.