Grupo curdo assume autoria de atentado em aeroporto da Turquia

Estadao Conteudo
26/12/2015 às 19:33.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:27

Um pequeno grupo militante curdo assumiu neste sábado a autoria de um atentado contra o segundo maior aeroporto da Turquia, que deixou um morto. O Águias da Liberdade do Curdistão (TAK, na sigla original) disse que disparou morteiros contra o Aeroporto Internacional Sabiha Gokcen em um esforço para tentar interromper o tráfego de voos comerciais. "Este ataque marcará o começo de um novo período de ação", declarou o grupo.

O governo da Turquia deu poucas informações sobre a explosão no aeroporto, que ocorreu na última quarta-feira, o que gerou críticas de parentes do operário morto e também de deputados oposicionistas. Autoridades turcas disseram neste sábado que ainda não podem confirmar se o TAK, que é uma dissidência do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), é mesmo o responsável pelo ataque.

As forças de segurança turcas se preparam para a terceira semana de uma operação militar que o governo tem classificado como "decisiva" contra jovens militantes curdos no sudeste do país. Pelo menos 180 militantes e 11 soldados morreram e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu continuar com a operação até que a oposição curda tenha sido eliminada. Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por