Apresentações serão no próximo dia 16, no teatro do Minas I; ingressos a partir de R$ 25
Manipuladores dos bonecos também serão atores e vão interagir com o público e com uma orquestra tocando ao vivo (Chiarini Jr)
O Grupo Giramundo e a Orquestra Jovem de Belo Horizonte vão apresentar uma versão inédita do espetáculo “Pedro e o Lobo”. Pela primeira vez, os manipuladores dos bonecos também serão atores e vão interagir com o público e com uma orquestra tocando ao vivo. A peça fará duas sessões no próximo dia 16 no Centro Cultural Unimed-BH, no Minas I.
“Pedro e o Lobo” é o trabalho de maior sucesso do Giramundo, estreado em 1993. A adaptação da obra clássica de Sergei Prokofiev pelo Giramundo para o teatro bonecos de marionetes a fio narra as aventuras de Pedro, um menino corajoso que enfrenta um lobo feroz com a ajuda de seus amigos animais. O trabalho é fruto da parceria entre Bia Apocalypse e Ulisses Tavares, que cuidam da direção de manipulação e atuação.
A parceria entre o Grupo Giramundo e a Orquestra Jovem faz parte do projeto Tempo de Criança, que está na segunda edição e busca aproximar as crianças do universo da música e do teatro. Além disso, o projeto oferece aos jovens músicos a oportunidade de vivenciar no palco a rotina de um músico profissional, participando de cursos que auxiliem na gestão das carreiras.
Em “Pedro e o Lobo”, cada personagem tem um som diferente, que representa um instrumento ou uma família de instrumentos da orquestra. O lobo é representado pelo som das trompas, o vovô pelo fagote, o pato pelo oboé, o gato pelo clarinete, o passarinho pela flauta, Pedro pelo som das cordas e os caçadores pelas percussões. Assim, a plateia vai conhecer os timbres e as características de cada um, enquanto se diverte com a história.
A Orquestra Jovem de Belo Horizonte é formada por 36 estudantes de música com idade entre 16 e 38 anos, sob a regência do maestro César Timóteo. Trabalho que tem como objetivo inspirar novas gerações e promover o desenvolvimento cultural por meio da prática musical e do empreendedorismo.
O Grupo Giramundo e a Orquestra Jovem de Belo Horizonte fizeram estreia da nova versão de “Pedro e o Lobo”, em agosto de 2023. O espetáculo passou pelas cidades de Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí. Agora chega pela primeira vez a Belo Horizonte para encantar um público com essa nova versão do espetáculo.
Serviço
Grupo Giramundo e a Orquestra Jovem de Belo Horizonte apresentam “Pedro e o Lobo” (versão inédita)
Data: 16 de junho (domingo)
Horários: 14h e às 17h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (Rua da Bahia, 2244, Bairro de Lourdes)
Classificação etária: Livre.
Duração: 55 minutos
Ingressos: a partir de R$ 25 (meia entrada)
Vendas pela Sympla (clique aqui)
Informações: (31) 3516 1360 / @projetotempodecrianca