Sem previsão de chuva, capital mineira vai registrar temperaturas elevadas até sexta
Durante a ação, servidores da PBH distribuíram água para a população em situação de rua (Maurício Vieira)
Grupo considerado o mais vulnerável às altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, pessoas em situação de rua têm sido abordadas por servidores de diversos órgãos municipais da prefeitura para receber orientações e água potável. Uma das ações foi realizada nesta quarta-feira (19) na Praça da Estação, no Centro da cidade.
BH conta atualmente com 170 bebedouros públicos nos parques municipais e praças. A informação foi reforçada durante a iniciativa desta quarta. "Intensificamos a distribuição de água para a população em situação de rua com o intuito de amenizar o impacto do calor extremo nessa população, que é a população que mais sofre”, reforça Marcel Belarmino, diretor de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
O alerta ao restante da população também foi feito pelo diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Lopes Corrêa. Ele reforçou a importância da hidratação. “Normalmente, a gente toma de 2 litros a 2,5 litros de água por dia. Precisamos aumentar isso pela perda que temos, tanto pela transpiração, como também pela própria respiração”.
A previsão meteorológica indica dias quentes em Belo Horizonte pelo menos até sexta-feira (21). As máximas devem fica em torno de 33°C, com umidade relativa do ar em torno de 30%. Não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas sobre ondas de calor, baixa umidade e outros eventos climáticos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH.
Além disso, essas informações podem ser recebidas também por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e aguardar a confirmação. O serviço é gratuito.
Leia mais