(PF/Reprodução)
Quadrilha suspeita de esquema de "pescaria" de envelopes de depósito em agências bancárias da Caixa Econômica Federal é alvo de operação na manhã desta quarta-feira (3), em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Federal, além de Minas, a "Operação Molinete" também cumpre mandados em São Paulo.
Ao todo, 13 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Criminal da SSJ de Belo Horizonte.
Conforme a PF, a investigação identificou a atuação de uma associação criminosa que, de maneira reiterada, cometia crimes do tipo “pescaria”. Os criminosos utilizavam um artefato rústico para furtar envelopes de depósito contendo cheques e dinheiro dos terminais de autoatendimento das agências bancárias da Caixa Econômica Federal.
Segundo a PF, muitos dos investigados já haviam sido presos pelos mesmos crimes. Os suspeitos devem responder por associação criminosa e furto qualificado, cujas penas somadas ultrapassam os 10 anos de reclusão.
Em nota, a Caixa disse que as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas "exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes".
"A Caixa possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas que visam mitigar o risco de segurança em seus processos e canais de atendimento", diz o comunicado.