LIMA - A guerrilha do Sendero Luminoso incendiou neste sábado (6) três helicópteros de uma empresa privada no ataque a um aeródromo na selva do departamento de Cusco, no sul, informou um comunicado do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru.
"Um grupo de terroristas invadiu as instalações do aeródromo do distrito de Kiteni, no departamento de Cusco, incendiando três helicópteros de uma companhia privada", indicou o comunicado, informando que o ataque "não deixou feridos".
Os helicópteros incendiados prestavam serviço para a Empresa Transportadora de Gás do Peru (TGP), que realiza trabalhos na jazida de gás de Camisea, localizada na província de La Convención.
"O Comando Conjunto das Forças Armadas determinou que o Comando Especial do vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM) intensifique as operações e ações de perseguição para a captura destes terroristas", disse o documento.
O VRAEM é uma ampla zona florestal que engloba a áreas de selva do sudeste e do centro do país, a maior região produtora de folhas de coca, onde operam colunas consideradas remanescentes da guerrilha maoísta do Sendero Luminoso, que atua em aliança com grupos de narcotraficantes.
O ataque ocorreu durante a madrugada deste sábado com explosivos e disparos, segundo informações de meios de comunicação, que também relataram uma grande mobilização militar na região.