(Jefferson Bernardes)
Ele passou nada menos que quatro anos sendo chamado de vilão, pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo da Africa do Sul, em 2010, mas neste sábado (28), o goleiro Julio Cesar finalmente deu a volta por cima. Após o empate por 1 a 1, pelas oitavas de final, o goleiro que atua no Toronto FC, do Canadá, defendeu duas cobranças de pênalti e se tornou o herói da classificação brasileira para as quartas de final.
“Uma coisa que eu venho falando muito e tem muita gente comentando. Estava tendo muito questionamentos sobre minha convocação. Sair de uma Copa do Mundo taxado de vilão é muito difícil. Tive que me preparar muito fisicamente e psicologicamente. E hoje estou cumprindo isso. Quando você tem um sonho, corra atrás dele. Não ganhamos nada ainda, mas essa partida me fortaleceu muito. Tenho que manter o foco e a tranqüilidade para que esse sonho realize”, desabafou Julio Cesar.
Na coletiva de imprensa, o goleiro fez questão de dedicar a vitória ao povo brasileiro. “Estou muito feliz. Acho que o povo brasileiro precisava disso. Nós jogadores também, todo mundo. Sabíamos que ia ser muito difícil, o chaveamento pesado que pegamos. E o Chile está fazendo um ótimo trabalho há pelo menos dois, três anos. Copa do mundo é assim. Difícil. Espero que não seja decidido sempre nos pênaltis, porque dessa forma nossos familiares vão morrer”, brincou o goleiro.
Julio Cesar agradeceu em especial ao técnico Luiz Felipe Scolari que bancou sua convocação desde o ano passado. “Agradeço o Felipão e o Parreira por tudo que eles tem feito por mim. Isso me tranqüilizou muito. Depois o que aconteceu comigo na África em 2010, e tendo agora varias pessoas torcendo por mim, é muito reconfortante”.
Choro antes das cobranças de pênaltis
“Nunca escondi que sou um cara emotivo. Individualmente, vários jogadores chegaram perto de mim naquele momento e falaram coisa lindas, bacanas. E eu não consegui me segurar. Agradeço a cada um deles pela força”, concluiu Julio Cesar.
Confira galeria de imagens da festa da torcida em BH
Confira galeria de imagens do jogo e da torcida no Mineirão
Confira galeria de imagens da festa da torcida em BH