(Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)
Ao avançar para a decisão da Copa do Brasil de 2018 e se credenciar à briga pelo inédito hexacampeonato da competição, o Cruzeiro se vê também diante de uma disputa paralela contra o próprio Corinthians na corrida entre os maiores campeões do futebol nacional.
Caso supere o Timão nos duelos de ida e volta marcados para os dias 10 e 17 de outubro, a Raposa se igualará ao adversário na vice-liderança do ranking dos clubes com mais títulos oficiais no cenário brasileiro (veja o quadro abaixo).
A equipe mineira acumula nove troféus nacionais, somando cincos conquistas no torneio de mata-mata e quatro no Campeonato Brasileiro – considerando a unificação com as Taças Brasil e de Prata, oficializada pela CBF em 2010.
Desta maneira, o Cruzeiro aparece atualmente empatado com o Santos na terceira colocação dessa lista, atrás justamente do Corinthians, que tem um troféu a mais na prateleira.
O topo do ranking pertence ao Palmeiras, eliminado na última quarta-feira pelo time do técnico Mano Menezes na penúltima fase desta edição da Copa do Brasil, com um empate por 1 a 1 no Mineirão.
Outras marcas
Se faturar o troféu, o Cruzeiro se tornará o maior vencedor da Copa do Brasil de forma isolada. Atualmente, o clube mineiro está empatado com o Grêmio, que chegou a ocupar esse posto sozinho com o pentacampeonato alcançado em 2016.
Além do hexa inédito, a Raposa também entrará para a história com o primeiro bicampeonato consecutivo desde a criação desta competição, em 1989.
Antes, apenas o Tricolor gaúcho havia tido a oportunidade de levantar a taça em duas temporadas seguidas, mas acabou derrotado pelo Corinthians na final de 1995, após o título sobre o Ceará no ano anterior.
Clique para ampliar
Mando de campo
Depois de eliminar Atlético-PR, Santos e Palmeiras diante da torcida celeste, o Cruzeiro decidirá o título fora de casa.
O duelo da ida está marcado para as 21h45 do dia 10 de outubro, no Mineirão. E o segundo e decisivo confronto, para uma semana depois, no mesmo horário, na Arena Corinthians.
“Vamos tentar fazer o resultado no primeiro jogo, sem dúvida. Mas vamos tentar fazer dentro daquilo que é a característica da nossa equipe. Não adianta você, na ânsia de querer fazer o resultado, perder o jogo dentro de casa. Às vezes, você cria uma situação muito mais difícil para a segunda partida”, avaliou Mano Menezes.
O Cruzeiro já disputou sete decisões de Copa do Brasil, e o Corinthians, cinco. Esta, porém, será uma final inédita na competição.
Suspensão
Punido com cartão vermelho depois de desferir um soco no palmeirense Mayke, o atacante Sassá é desfalque praticamente certo também para o segundo jogo da final.
A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pediu “atenção e urgência” ao caso, e o jogador corre o risco de ser suspenso por até 12 jogos.