Holofotes para o Beachwear

Lady Campos - Hoje em Dia
12/09/2014 às 18:40.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:11

Confesso que torço o nariz para o tal “jeitinho brasileiro” como atestado de vantagem para malandragens do tipo roubar TV a cabo do vizinho, furar fila, apresentar falso atestado médico e por aí vai. O perigo residequando o famoso “jeitinho brasileiro” se transforma em estereótipo do tipo que estrangeiros batem o martelo: “Brasil é o país do Carnaval”, “terra de gente hospitaleira” e “país com paisagens exuberantes”. Ignorar opiniões alheias não é o caminho, senão uma brecha para estreitar contatos e fazer negócio. Com essa perspectiva, foi lançada, em julho deste ano, a marca Brasil Beyond, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Entre as atuações da Brasil Beyond, ações promocionais e de captação de investimentos e o pulo do gato: comunicar um Brasil além dos estereótipos, das expectativas e dos valores já conhecidos pelo mundo.

“Quando se fala em Brasil se pensa em pluralidade. O conceito Fashion Beyond Summer pretende apresentar a moda brasileira além das belas praias, da alegria do nosso povo. Uma moda que traz corte inovador, acabamento criativo, com materiais sofisticados e uma produção com alta tecnologia”, afirma a gestora de Projeto de Moda da Apex, Isabel Fontoura.

Só para citar a importância do segmento praia no Brasil, recente pesquisa do IEMI (instituto privado dedicado à prestação de serviços de pesquisa de mercado, estudos setoriais e assessoria empresarial) diagnosticou que o país produziu em 2013, 267 milhões de roupas de praia. O país conta ainda com 1, 33 mil unidades produtivas de porte industrial e tem como principal região de consumo o Sudeste (liderado pelo estado de São Paulo). Em 2013, o Brasil exportou US$ 9,4 milhões, 14% a menos que em 2012.

A boa notícia é que ,segundo a Global Trade Information Service (GTIS), empresa especializada no monitoramento de dados do comércio global de mais de 80 países, as exportações brasileiras de moda praia referentes ao período de janeiro a junho de 2014 cresceram 4,63% em relação ao mesmo período de 2013.

O lançamento do conceito Fashion Beyond Summer - alinhado com ações da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Associação Brasileira de Estilistas (Abest) – reuniu 30 marcas do segmento em Miami (EUA, país que concentra 40% das compras do nosso beachwear). Marcas brasileiras , como Poko Pano, Cia Marítima e Sinesia Karol, participaram do Mercedes-Benz Fashion Week Miami. Já a tradicional feira Miami SwimShow reuniu as marcas de beachwear: Água de Coco por Liana Thomaz, Amir Slama, ANK Swimwear, Brigitte, Cecilia Prado Mare, Cia. Marítima, Dalai Beach Wear, Larissa Minatto, Lenny Niemeyer, Lóer, Salinas e Sinesia Karol. Também em Miami, outras grifes brasileiras como Clube Bossa, Jo de Mer, Osklen e Vix Swimwear participaram do Cabana Show, levando o melhor da moda resort junto de outras marcas internacionais.

O próximo desafio da Brasil Beyond, segundo Isabel Fontoura, é amadurecer o processo de inserção da marca em grandes eventos da “cidade luz”, como a Semana de Moda de Paris, e em importantes feiras, como , Première Vision Paris (16 a 18 de setembro), Vendôme Luxury (26 a 29 de setembro), Tranoï (27 a 30 de setembro) e Paris Sur Mode (26 a 29 de setembro).  

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