(HONDA)
Em um mercado concorrido como o norte-americano, as gerações dos automóveis têm vida curta. Se por aqui uma mesma carroceria pode ficar 19 ou até 28 anos ano mercado, lá na terra do Tio Sam, cinco anos em linha pode significar ser engolido pela concorrência. E nesse cenário acelerado, a Honda apresentou no Salão de Nova York o conceito que antecipa as linhas da décima geração do Honda Civic, que deverá estrear nos Estados Unidos até o final do ano. Na mostra, a marca apresentou a versão cupê, num chamativo verde limão e detalhes extravagantes com grandes tomadas de ar, lanternas que emolduram toda a traseira e um spoiler no melhor estilo “Velozes e Furiosos”. Toda essa perfumaria será removida na versão final, deixando alguns elementos mais exóticos para as versões esportivas como a Si e Type-R. Isso mesmo, a carroceria hatch e sua derivação endiabrada, que estavam limitadas aos mercados europeu e japonês, retornam ao mercado norte-americano na décima geração, numa tentativa de conter o avanço dos compactos sul-coreanos e dos próprios fabricantes locais que têm tido êxito nesse filão, que até pouco tempo era visto como um nicho exótico por lá. Outra razão é adoção de uma plataforma global para a família, que permitirá que ambas as versões de carrocerias possam ser produzidas em diferentes plantas e com redução do custo de produção. Novo motor Sob o capô o novo Civic irá abrigar o novíssimo motor turbo VTEC, 1.5 litro, da família Earth Dreams, que será associado à conhecida transmissão automática do tipo CVT. O novo Civic também deverá contar o velho motor 1.8 de 143 cv para equipar as versões de entrada, além de unidades híbridas. Outro motor com passaporte carimbado para os EUA é a furiosa unidade 2.0 de 315 cv que propulsiona o esportivo na Europa e Japão. Seu conjunto ótico, assim como a grade do radiador, seguem a atual identidade visual da Honda, que foi inaugurada com a atual geração do utilitário-esportivo CR-V e adotada pelos compactos City e Fit. Para o mercado brasileiro, ainda não há indícios de quando a nova geração do Civic irá ser lançada. Considerando que o intervalo entre os modelos têm sido de seis anos, é possível que surja por aqui até o final de 2017 ou início de 2018. Mas há quem aposte que a nova geração seja colocada à venda ainda em 2016, o que é um tanto precoce para o padrão da indústria brasileira, mesmo que a marca tenha a tradição de manter suas gerações atualizadas, inclusive em mercados emergentes como o Brasil. Durante a mostra nova-iorquina, executivos da marca japonesa acenaram uma possível importação da versão Type-R para o mercado brasileiro, mas que dependeria do interesse do consumidor. Mas as chances são remotas. Isso porque hot hatch chegaria com preços muito elevados, fatalmente acima dos R$ 250 mil, faixa de preço onde concorrem rivais como Audi RS3 e Mercedes-Benz A45 AMG.