Devido às inúmeras interdições, por conta das enchentes, os hospitais do sul do país têm enfrentado dificuldades no recebimento de insumos de seus fornecedores
Outras doações já foram entregues ao Hospital Universitário de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (Reprodução Ministério da Educação)
Cerca de 400 quilos de insumos hospitalares e medicamentos serão doados pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFMG ao Hospital Universitário de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. São itns como luva, máscara e avental cirúrgicos, bolsa de estomia, agulha anestésica, tubo endotraqueal e fraldas. O carregamento será levado em um voo previsto para decolar no fim da tarde desta segunda-feira (13), do aeroporto da Pampulha.
As duas instituições fazem parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) de hospitais universitários e a ação visa a ajudar no salvamento das pessoas afetadas pelas enchentes que destruíram as cidades gaúchas.
Devido às inúmeras interdições em estradas, por conta das enchentes, os hospitais do sul do país têm enfrentado dificuldades no recebimento de insumos de seus fornecedores.
“Solicitamos que nossas equipes realizassem avaliação para que pudéssemos enviar o máximo de insumos possível e conseguimos enviar cerca de 400 quilos de materiais médico-hospitalares e medicamentos”, afirmou o superintendente do HC/UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira.
Tragédia
O número de pessoas temporariamente morando em abrigos no Rio Grande do Sul chegou a 80 mil (80.826), conforme o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado nesta segunda.
Devido às fortes chuvas que causaram estragos em centenas de cidades do estado, há duas semanas, mais de meio milhão (538.241) de gaúchos estão desalojados, porque foram obrigados a abandonar a própria casa para ficar em segurança. Ainda chove em várias cidades desde o último fim de semana.
As consequências dos temporais afetam cerca de 90% do estado, ou 447 dos 497 municípios, e mais de 2,11 milhões de pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos extremos.
De domingo para hoje, mais quatro mortes foram confirmadas, elevando para 147 o número de vítimas. Ainda há 127 pessoas desaparecidas. No levantamento oficial, em todo o estado, há 806 feridos.
Leia mais: