Conforme Danilo Borges, 170 profissionais foram contratados para trabalhar na unidade
Secretário afirmou que a unidade começará a funcionar na noite desta sexta (Fernando Michel/Hoje em Dia)
O hospital de campanha que começou a ser montado no estacionamento da UPA Norte, no bairro Novo Aarão Reis, região Norte de Belo Horizonte, começa a fazer os primeiros atendimentos já no início da noite de hoje, conforme garantiu secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, durante coletiva nesta sexta-feira (1°), onde está sendo montada a estrutura.
"Esse trabalho foi feito em tempo recorde, e ainda é preciso fazer uma adaptação no piso para que a umidade não é atinja as paredes da tenda. Foi preciso fazer toda uma preparação elétrica e abrigar um gerador que é responsável pela iluminação do hospital de campanha e também do ar condicionado. Então passa a funcionar atendendo os seus primeiros pacientes dentro de horas", afirmou o secretário.
O representante da pasta municipal ainda detalhou a estrutura de atendimento, que será no esquema de portas abertas para pacientes com sintomas de dengue e outras arboviroses. "Ele funcionará como um centro de atendimento a arbovirose, e funcionará 24 horas por dia, com a capacidade de atender até 300 pacientes diariamente. São 40 leitos que se somam a outros que nós abrimos nas últimas semanas exclusivamente dedicados à dengue, no total de 112 leitos já exclusivamente para atendimento de outras arboviroses", enumerou.
Danilo ainda falou sobre o balanço da dengue em BH e a importância da instalação do hospital na região Norte da capital. "É importante a gente mencionar que o número de atendimentos tem crescido muito, o que aumenta muito a demanda nas nossas portas. Fechamos os resultados do mês de fevereiro ontem, nós atendemos um pouco mais de 25 mil pacientes em fevereiro. Aqui na Norte é importante a localização pois subiram de 1.400 atendimentos no mês de Janeiro para 4.500 atendimentos no mês de fevereiro. Então vai desafogar o atendimento na UPA.
Funcionamento na noite de hoje
O secretário detalhou que os atendimentos começam ainda hoje, que faltam algumas coisas para fazerem. "O hospital começa a funcionar hoje. Nós estamos terminando os últimos detalhes da instalação da estrutura física que não foi só montar a tenda. Tem toda uma logística hidráulica, energia elétrica, preparação do piso, e agora estamos iniciando a colocação do mobiliário. Conseguimos em tempo recorde concluir a contratação das equipes que já passam a trabalhar aqui a partir do plantão noturno, às 19 horas, quando já estaremos atendendo pacientes com os 170 profissionais", programou.
Leia mais:
Risco de dengue, chikungunya e zika é ainda maior em 671 municípios de Minas
BH começa a oferecer teleconsultas para pacientes com suspeita de dengue, chikungunya e zika