Hospital do Barreiro completa um ano de atendimento 100% SUS

Da redação
10/12/2018 às 17:54.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:29
 (Divulgação/ PBH)

(Divulgação/ PBH)

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, localizado no bairro Milionários, na região do Barreiro, completará um ano de funcionamento 100% Sistema Único de Saúde (SUS-BH), nesta quarta-feira (12), data em que também será celebrado o aniversário de Belo Horizonte. Desde a abertura, já foram realizadas mais de 7 mil cirurgias no local. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o hospital tem 46.000 m² de área construída, 13 andares, heliponto e conta com 2 mil profissionais na equipe. O centro é considerado retaguarda para o atendimento de urgência e emergência clínica, cirúrgica e de AVC.

Além disso, o Metropolitano é referência de atendimento de alta complexidade nas especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.

Em 2018, a instituição realizou 14.554 internações, 7.422 cirurgias, 1.011 atendimentos de pacientes com AVC, 86.624 exames de imagem e 854.839 exames laboratoriais. 

O hospital também implantou novos serviços como hemodinâmica e endourologia e, ainda, ampliou o número de leitos destinados a receber pacientes da saúde mental que necessitam de atendimento em outras clínicas. 

Novos serviços de saúdeDivulgação/ PBH 

Metropolitano é referência de atendimento de alta complexidade 

Em junho deste ano, o Hospital Célio de Castro inaugurou o Serviço de Hemodinâmica que realiza exames de arteriografia cerebral, vascular, abdominal e torácica. Outra novidade foi a destinação de 10 leitos clínicos para a saúde mental em uma iniciativa pioneira na Rede SUS-BH. 

São leitos destinados a pessoas com sofrimento mental, que necessitam de tratamento de outras doenças (ou patologias), ou ainda para casos de intoxicações graves por álcool e outras drogas, cujo manejo clínico ultrapassa a capacidade de resolução dos Centros de Referência em Saúde Mental. 

Na urologia, novos procedimentos cirúrgicos passaram a ser contemplados a partir de agosto. Com a inauguração do Serviço de Endourologia, o hospital passou a realizar procedimentos por via endoscópica, que são minimamente invasivos. 

Entre eles estão a nefrolitotomia percutânea, para remover cálculos renais volumosos, e a ureterolitotomia endoscópica, para retirada de cálculos dentro do ureter, reduzindo a demanda reprimida desses procedimentos no SUS. 

Com 460 leitos (220 leitos de clínica geral, 100 leitos cirúrgicos, 80 leitos de CTI, 35 leitos de AVC, 10 leitos de decisão clínica e 15 leitos de Hospital Dia), o Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro realiza exames de média e alta complexidade como angiotomografia, colonoscopia, endoscopia, gastrostomia, CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), Ecocardiografia, Raio-X e Tomografia.

O Metropolitano é o primeiro hospital 100% SUS de Minas Gerais a conquistar a certificação digital em razão do prontuário totalmente eletrônico (paperless).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por