(Honda)
O leitor que acompanha o Auto Papo conferiu, na edição dessa quinta-feira (6), que a Jeep lançou uma nova versão de entrada para o Renegade, partindo de R$ 68.900, apostando em uma estratégia mais agressiva no concorrido segmento de utilitários-esportivos (SUV) que, desde julho, passou a ser liderado pelo Honda HR-V, segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Até março, a disputa pelo domínio do mercado de SUVs era entre Ford EcoSport e Renault Duster. O Eco foi pioneiro no segmento e chegou no país há mais de 10 anos, dormindo em berço esplendido. Já o jipinho franco-romeno foi lançado no final de 2011 com ótima receptividade, o que motivou a Ford a acelerar o lançamento da segunda geração do EcoSport, no ano seguinte.
Mas a sorte da dupla de jipinhos mudou com a chegada de HR-V, Renegade e, correndo por fora, o Peugeot 2008, que abocanharam um grande naco do mercado.
Em julho, o jipinho da Honda licenciou 4.429 unidades e soma 22 mil carros vendidos. O EcoSport vem na segunda posição com 20.737 carros anotados de janeiro a julho, sendo que no mês passado foram vendidas 2.890 unidades.
Na terceira posição, o Duster, reestilizado no primeiro semestre, acumula 19.969 no ano, com 3.198 unidades vendidas em junho, sendo seguido pelo Renegade, que vendeu 40% de seu volume só no mês passado, chegando a 10.239 unidades, desde o início de suas vendas, em abril.
Nas quinta e sexta posições, aparecem os irmãos sul-coreanos ix35 e Tucson, da Hyundai, que acumulam 9.823 e 7.744 emplacamentos, na ordem. O 2008 tem vendido uma média de 700 unidades mensais e soma 2.432 carros, na 18ª posição.
Os quatro SUVs mais vendidos abocanham mais da metade de todos os modelos vendidos no segmento