O presidente da China, Hu Jintao, inaugurou nesta quinta-feira o 18º Congresso do Partido Comunista em Pequim com um pedido para que o legenda intensifique o processo de reforma política e faça avançar uma democracia popular no país. Hu também defendeu a adição de medidas mais rigorosas no combate à corrupção no governo.
"A reforma da estrutura política é uma parte importante das reformas gerais na China", disse Hu aos mais de 2.309 delegados reunidos em Pequim.
"Nós devemos continuar a fazer esforços ativos e esforços prudentes para levar a cabo a reforma da estrutura política e tornar a democracia popular mais abrange e mais intensa na prática", prosseguiu Hu em um discurso de uma hora e meia de duração.
Sobre o combate à corrupção nas fileiras governamentais, Hu foi enfático: "Ninguém está acima da lei. Se não conseguirmos lidar satisfatoriamente com essa questão, ela se mostrará fatal para o partido, com potencial para causar o colapso não só do partido, mas também do Estado".
O discurso de Hu marcou a abertura do 18º Congresso do Partido Comunista da China, durante o qual será definida a nova cúpula de poder para os próximos anos no país. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.
http://www.estadao.com.br