Brasileiro se tornou o primeiro latino-americano a chegar na final do torneio
Calderano se tornou o primeiro latino-americano a se classificar para a final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa (Divulgação/ITTF)
Quinto melhor mesa-tenista do mundo, Hugo Calderano está na final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa. O brasileiro venceu o chinês Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial, neste sábado (19) e garantiu a classificação à decisão inédita na casa do adversário, em Macau, na República Popular da China.
O próximo desafio será contra ninguém menos do que o número 1 do mundo, o chinês Lin Shidong. A decisão ocorre neste domingo (20), às 9h15.
O retrospecto é favorável ao brasileiro: os atletas se enfrentaram apenas uma vez, no WTT Contender Durban 2023, na África do Sul. Na ocasião, Hugo superou o rival por 3 a 2 nas quartas de final, embalando para o título.
A classificação à final foi histórica, tanto para o Brasil quanto para o tênis de mesa das Américas, já que foi a primeira vez que um atleta fora da Europa e da Ásia chegou à decisão em um torneio mundial.
Até chegar à final, o carioca Calderano venceu cinco jogos: os principais destaques foram os triunfos nas quartas diante do japonês Harimoto Tomokazu, número 3 do mundo, e na semifinal contra o chinês Wang Chuqin, número 2. Na semi, inclusive, Hugo saiu perdendo de 3 a 1, mas conseguiu a virada.
O duelo decisivo será disputado em melhor de sete sets, com o campeão recebendo 1500 pontos pelo título. É a sexta participação de Hugo em uma edição de Copa do Mundo e, antes de chegar à final em 2025, seu melhor resultado havia sido alcançar as quartas, em 2019.
Leia mais: