Idene pretende desenvolver 1.400 projetos em comunidades rurais

Jornal O Norte
03/06/2009 às 10:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:00

Janaína Gonçalves


Repórter

O PCPR/MG – Projeto de combate à pobreza rural do Estado de Minas Gerais – é desenvolvido pelo governo de Minas, com apoio do Banco Mundial e com o Idene - Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas.

(foto: DIVULGAÇÃO)





Comunidade de Macaúba é beneficiada pelo


projeto de combate à pobreza rural
.

De acordo com o analista de desenvolvimento econômico e social da Idene de Montes Claros, Odilon Guimarães, o objetivo é desenvolver ações para aliviar a pobreza e buscar soluções para desenvolver as comunidades onde atua, financiando projetos comunitários que podem ser produtivos, sociais ou de infra-estrutura básica.

Neste sentido, mais uma comunidade foi beneficiada no último dia 29 de maio. O município de Itacambira, na comunidade de Macaúba, recebeu uma ponte com 20 metros de extensão sobre o rio Ursa.  A inauguração contou com a presença de autoridades políticas e representantes locais.

De acordo com informações da Idene, a ponte foi solicitada pelo CMDRS- Conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável, e tem no projeto uma parceria do PCPR, através da Sedvan - Secretaria de estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Idene, com a Emater e a comunidade Macaúba.

O CMDRS é constituído por representantes dos beneficiários (associações, cooperativas, sindicatos) e representantes da sociedade e poder público.

META

De acordo com o analista, o PCPR foi liberado em dezembro de 2007, beneficia diretamente a 60 famílias e contou com um investimento de 37.100 reais.

Com a construção da ponte, tornou-se possível o acesso seguro da comunidade de Macaúba para Itacambira.

Para os moradores o percurso que antes era feito de forma precária e perigosa, com o uso de passarela, hoje já pode contar com a segurança, de transitarem tranquilamente.

Além disso, a meta é que sejam feitos 1.400 projetos para atender a comunidade, no seu processo de urbanização, infra-estrutura, projetos sociais e produtivos. – Temos o compromisso de prestar assistência há 188 municípios, desde a implantação do projeto a tomada de preço, a obra e conclusão do investimento - salienta.

Em época de chuvas, a comunidade ficava praticamente isolada, o que dificultava todo tipo de transporte, inclusive o transporte escolar.

Conforme Guimarães há necessidade de os governos priorizarem as regiões mais carentes, direcionando recursos e desenvolvendo políticas públicas específicas.

Dados do PCRD explica que em Minas Gerais, a região Norte e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri recebem recursos que, em vários casos, ultrapassam os 50% de tudo o que foi investido no Estado. Como exemplo, podemos citar o Proacesso - programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios, da secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, que investiu R$ 362,9 milhões, atendendo a 112 cidades da região, enquanto o valor total no Estado foi de R$ 705 milhões, ou seja, 51,48% dos recursos do Proacesso.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por