(Vanda Sampaio)
Idosos que querem garantir a vacinação contra a Covid-19 ou contra a gripe enfrentam, nesta segunda-feira (11), longas filas no Centro de Saúde Menino Jesus, no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Quem está no local garante que o tempo de espera passa de 2 horas. Eles também reclamam de muita desorganização
“É um desrespeito com o idoso. Estou sem comer, em pé e com as pernas doendo. Além de estar lotado. Ou seja, aglomeração dentro do posto”, reclamou a aposentada Maria Helena Modesto, de 68 anos.
No local, de acordo com os usuários, apenas duas funcionárias realizam a imunização. Em BH, idosos de 60 a 69 anos começaram a receber a dose contra a gripe nesta manhã. A expectativa é que 263 mil pessoas sejam vacinadas.
Além de outros grupos que fazem parte do público-alvo da proteção contra a Influenza, há, ainda, aplicação da quarta dose contra o coronavírus em idosos e pessoas imunocomprometidas. O que aumenta ainda mais a demanda no centro de saúde.
O espaço, segundo a empresária Amira Zaidan, que acompanha a mãe, de 91 anos, é muito abafado.
“Deveria ter sido preparado um ambiente mais arejado e um tempo menor. Ela pode até contrair a Covid aqui, já que está em um ambiente junto com crianças e adultos. É complicado”, disse ela, que ainda reclamou do número de profissionais no local.
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a vacinação está acontecendo "normalmente", mas disse que a unidade apresentou um aumento da procura para a imunização. A pasta garante que o município "está tomando as providências necessárias para garantir a assistência e segurança da população".
Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde a vacinação contra a gripe e Covid acontece nas nove regionais, postos extras e pontos de drive-thru. Os endereços podem ser consultados neste link.
(*) Com informações de Vanda Sampaio