(Arquidiocese de BH/Divulgação)
As duas Igrejas do Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram elevadas a basílicas, após reconhecimento do Papa Francisco. E nesta sexta-feira (15), uma delas, a singela capela do século 18, Ermida da Padroeira de Minas Gerais, que integra o complexo arquitetônico do local, será consagrada basílica.
Basílicas são igrejas diretamente ligadas à missão do Papa e reconhecidas pelo Vaticano por exercerem significativa influência no território em que estão inseridas. Normalmente, são grandes edificações, capazes de receber muitos fiéis. Por isso a Ermida da Padroeira vai se tornar a menor basílica do mundo.
A celebração está marcada para às 15h e será presidida pelo arcebispo da capital dom Walmor Oliveira de Azevedo. Durante o rito, haverá a dedicação do altar da Igreja, que receberá dois brasões comuns às basílicas: a Umbela e o Tintinábulo. A Umbela, nas cores vermelho e dourado que remetem à Basílica São João de Latrão – cátedra do Papa Francisco, protege o Santíssimo Sacramento durante as procissões. Já o Tintinábulo é um campanário portátil, com pequeno sino, que traz ainda o ícone da Padroeira da Basílica, o brasão do Papa ou o do Vaticano.
A partir de sexta, a ermida do século 18, que guarda a imagem da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, passa a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade. Já a Igreja das Romarias, erguida na década de 1970, passa a ser chamada Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Essa Igreja será consagrada no ano que vem, no dia 15 de setembro, quando será celebrado o Dia da Padroeira de Minas Gerais.
A decisão de transformar as duas igrejas em basílicas surgiu de um pedido de dom Walmor, que em junho esteve em Roma, levando um documento com as assinaturas dos bispos mineiros. O pedido foi acolhido pelo Papa.
Agora, a Arquidiocese de Belo Horizonte tem quatro basílicas. Além Santuário da Serra da Piedade, são elas: a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Lourdes, e a Basílica Santo Cura D’Ars, no bairro Prado.
* Fonte: Arquidiocese
Leia mais:
Santuário da Serra da Piedade é elevado a Basílica
Santuário Nossa Senhora da Piedade ganha trem para transportar visitantes