(Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Governador Valadares, em Minas Gerais, é reconhecida por ser a cidade brasileira que mais "exporta" cidadãos para os Estados Unidos - principalmente quando a economia por aqui não anda muito bem.
Agora, às vésperas da eleição norte-americana, moradores do município mineiro com cidadania americana se uniram em torno de uma causa: a eleição de Hillary Clinton.
"A impressão que muitos têm é de que o Donald Trump pode causar problemas para quem não for nascido nos Estados Unidos. Por isso, acredito, que a comunidade de Governador Valadares vai votar em peso em Hillary", diz o advogado Ailton Gomes, nascido na cidade mineira, mas vivendo em Nova York.
Segundo Gomes, mesmo os brasileiros ilegais estariam se mobilizando para convencer seus compatriotas com dupla cidadania a votar em favor da candidata democrata. "Com Trump, a perseguição contra os ilegais deve ser ainda mais dura - e a possibilidade de conseguir uma regularização muito mais difícil.
Hillary tem um discurso menos duro em relação aos imigrantes", afirma o advogado. A estimativa é de que cerca de 40 mil cidadãos de Governador Valadares vivam nos EUA.