Imperdível: conheça a melhor estratégia para captar clientes na advocacia!

02/11/2016 às 20:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30

Olá amiga e amigo Advogado, tudo bem?

Este mês, com muita alegria, completamos um ano de Advogado Moderno! Por esse motivo, pretendo revisitar alguns artigos que fizeram sucesso ao longo de 2016. Para começar, quero trazer novamente até vocês um tema que abordei em nossa primeiro artigo para a Coluna. Trata-se de uma estratégia que aprendi há alguns anos e que adoto em todos os trabalhos que desenvolvo atualmente: o Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia para aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva de seu trabalho.

“O quê? Como assim? Nos dê alguns exemplos, Tomaz”. Bem, vamos lá:

Crie um blog próprio ou de seu escritório para publicar artigos de interesse do seu público-alvo. Trabalha com Direito do Consumidor? Escreva sobre troca e devolução de produtos, atraso e cancelamento de voos, telefonia, juros abusivos e por aí vai.

Crie um site próprio ou de seu escritório para divulgar notícias interessantes, julgados, trabalhos realizados, clientes atendidos e muito mais. Lembre-se que o primeiro lugar onde as pessoas podem conhecer seus serviços é no ambiente online, portanto, capriche!

Crie perfis nas Mídias Sociais. O Twitter é uma boa opção pois é fácil começar debates e comentar as novidades de maneira rápida. O Facebook também é útil aos advogados pois permite a criação de páginas gratuitas que podem se tornar bastante relevantes. Já o LinkedIn é um ambiente mais formal e muito interessante para identificação de clientes em potencial. Utilize amplamente esses canais para publicar artigos próprios, replicar artigos de seu blog, notícias, e-books e afins.

Publique artigos em sites e blogs relevantes do meio jurídico. Não é difícil! Muitos sites e blogs são especializados em publicar artigos de advogados e atraem uma audiência considerável.

Publique livros, e-books, dê entrevistas, palestras, cursos. No marketing de conteúdo o que você tem a dizer dirá a todos quem você é!

Enfim, amigo advogado, não pense no Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil como uma limitação, pelo contrário! Tudo que abordamos aqui é permitido pelo Código. Vale sempre lembrar que no marketing de conteúdo não se deve misturar propaganda e publicidade com geração de conteúdo. A publicidade é uma forma explícita e direta de atrair clientes. Já o marketing de conteúdo é uma estratégia para engajar seu público-alvo e estimular que se lembrem de você quando necessitarem de serviços advocatícios.

E você, adota alguma estratégia para captar clientes? Compartilhe as suas experiências conosco.

Abraços e até a próxima!

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