SANTIAGO - Um forte incêndio se mantém ativo na cidade costeira de Valparaíso (Chile) e até o momento forçou a evacuação de umas 500 famílias e o atendimento de 15 pessoas com princípio de asfixia, informou nesta quinta-feira (14) o Departamento Nacional de Emergências (Onemi).
"Quinze pessoas ficaram asfixiadas e estão sendo atendidas por pessoal do SAMU. Também foram registradas 60 moradias destruídas e 500 famílias evacuadas no monte Rodelillo", destacou o Onemi em um comunicado, que estabeleceu alerta vermelho na região.
O incêndio provocou grandes colunas de fumaça, visíveis de toda a baía de Viña del Mar e Valparaíso, 120 km a oeste de Santiago, onde nestes dias de verão austral se concentram grandes quantidades de turistas.
"É um dos incêndios mais fortes e mais agressivos que tivemos em muitos anos", disse à Rádio Cooperativa o governador de Valparaíso, José Núñez.
A polícia reportou cortes na rota 68, a principal via que une Santiago à costa central, devido à má visibilidade por causa da fumaça.