(Montagem)
O brasileiro vive reclamando que o carro vendido por aqui é caro. Não deixa de ser uma verdade, principalmente quando comparamos os preços praticados aqui com similares vendidos no mercado norte-americano, por exemplo. Mas se a bronca do leitor já era grande quando colocava lado a lado o mesmo carro vendido aqui e lá na terra do Tio Sam, é bom nem continuar a leitura, pois há carros que custam quatro vezes menos do que o mais barato do país, segundo pesquisa da consultoria JATO Dynamics.
Segundo a publicação, o automóvel mais barato do Brasil é o Renault Clio, avaliado em R$ 27.380. Na conversão para o dólar (na data da publicação em 13 de julho), seu valor seria de US$ 8.711. Já o modelo mais barato do planeta é o imbatível Tata Nano. Na Índia, o carrinho paupérrimo é vendido pela bagatela de 141.200 rupias, ou US$ 2.231. Em reais, o valor corresponderia a R$ 6.983.
É preciso reconhecer que o Clio, apesar de estar duas gerações atrás em relação ao modelo europeu e de ter acabamento digno de dó, se torna uma limusine diante do Nano.
O clone
Engrossa a lista dos baratinhos o chinês Jiangnan TT (clone da segunda geração do Suzuki Alto, lançado no Japão em 1984). O TT custa no mercado mandarim 20.800 yuans (US$ 3.348). Em reais, equivaleria a R$ 10.479. Com esse dinheiro, o consumidor brasileiro consegue levar para casa um Fiat (Uno) Mille ano 2004.
O terceiro modelo mais barato do mundo também é vendido na Índia. O possante se chama Maruti Alto 800, que nada mais é que a geração atual do mesmo Suzuki Alto, mas de quinta geração. Vale lembra que, no Japão o Alto está na sexta geração. No mercado indiano, ele custa 237.548 rupias (US$ 3.754 ou R$ 11.750).
Ou seja, se for escolher entre o TT e o Maruti, melhor optar pelo indiano – pelo menos é mais moderninho.