Índice de segurança de barragem Germano está abaixo do recomendável

Ana Lúcia Gonçalves
13/11/2015 às 17:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:28
 (Cristiano Machado/Hoje em Dia)

(Cristiano Machado/Hoje em Dia)

GOVERNADOR VALADARES - Uma das paredes de sustentação da Barragem do Germano, em Mariana, está com coeficiente de segurança de 1,22, numero abaixo do mínimo recomendável que é 1,30. Foi o que revelou o diretor de Projetos e Ecoeficiência da Samarco, Maury Souza Júnior, em entrevista coletiva em Governador Valadares, no Leste do Estado, na tarde desta sexta-feira (13.)

Segundo o diretor, a barragem de Germano é composta por quatro paredes, e o dique principal tem coeficiente de segurança de 1,98. Mas que estariam sendo feitas intervenções, iniciadas nesta sexta-feira, para acrescentar blocos de pedra na contenção da parede da “Celinha”, até alcançar o coeficiente de 1,30. Apesar disso, garantiu o diretor, a “barragem está estável e não oferece riscos”. Essa barragem nao teria agua, apenas rejeitos.

Conforme o diretor, a barragem está sendo monitorada, e as intervenções vão continuar para que os coeficientes das três paredes cheguem a 1,7, por “medida de segurança”. O diretor disse não ter conhecimento sobre valores que foram bloqueados pela Justica porque seriam vários os bloqueios em andamento.

Depois de assegurar que não há riscos de novos vazamentos, Júnior assegurou que uma empresa internacional foi contratada para fazer o diagnóstico e, posteriormente, apresentar o plano de recuperação do rio Doce e da história das famílias atingidas. “Nossa prioridade agora é cuidar das pessoas”.
Ajuda
A Samarco enviou 3,2 milhões de litros de água mineral e tratada por meio de caminhões pipa e vagões, vai perfurar poços artesianos e construir uma adutora para trazer água dos rios Suassuí Pequeno e Grande.

Por determinação da Justica Federal, a Samarco comecou a recolher os peixes no rio Doce. O trabalho está concentrado em Colatina, região que ainda nao foi afetada pela lama. Segundo o diretor de relações institucionais da Vale, Henrique Lobo, eles estão sendo levados para lagoas e lagos da região. A prioridade e recolher os peixes nativos para assegurar a preservação do material genético.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por