(Mary Neto/Divulgação)
Um dos focos deste ano do Congresso Infovarejo será a fidelização de clientes. O evento, que será realizado hoje, no Ouro Minas, busca também a troca de experiências entre varejistas, além de garantir a oportunidade de aprendizado com renomados palestrantes do setor.
É a segunda edição do evento e a primeira, no ano passado, ocorreu quando o segmento ainda amargava os resultados negativos da recessão dos anos 2015 e 2016. Hoje, a melhora em alguns indicadores econômicos aumenta o índice de confiança dos empresários, que voltam a programar novos investimentos e ampliação.
“Com certeza o comerciante vai se enxergar no palco”, define Giovanne Teles, fundador e presidente da ATS – Especialista em PME, uma das empresas organizadoras do evento. Ele afirmou que o congresso “não tem a pretensão de formar MBAs e sim fornecer inspiração para que o comerciante identifique o problema já aplicando a solução no dia seguinte em seu negócio”.
Geovanne Teles adiantou que pelo menos quatro empresários darão um testemunho, em vídeo, narrando erros que cometeram e suas consequências para suas lojas. “Só que eles terão sua imagem borrada e voz distorcida como em reportagens policiais. Isso para não serem identificados”, conta.
Para Gustavo Fleubert, diretor de expansão da Avanço Informática, o congresso do ano passado foi realizado em clima de “luta para deixar a chama acesa”, e que este ano, o quadro revela mais otimismo. “É hora de buscar diferenciais e fidelizar o cliente. O evento vai ensinar isto na prática”, explicou.
Gustavo também con firmou que os resultados começaram a melhorar a partir do segundo semestre, o que muda a abordagem do Infovarejo deste ano.
Outro dos organizadores, Cleber Piçarro, executivo da Nérus (antiga EAC Software), disse que um dos desafios foi oferecer temas úteis e interessantes em seis palestras, as quais compõem o Infovarejo.
“É um evento único em Belo Horizonte, talvez em Minas Gerais. Se ano passado nadamos contra a maré, atualmente já vislumbramos melhoria no ambiente de negócios”, estimou.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Bruno Falci, é oportunidade de estar por dentro de novas tendência e tecnologias. “A cidade andava acanhada de eventos deste porte. Em sua segunda edição, o congresso se consolidou”, sustentou.
Evento
O Congresso Infovarejo começa às 8h, com o credenciamento no Hotel Ouro Minas (Av. Cristiano Machado, 4.001,na região Leste da Capital). São previstas palestras com temas sobe ponto de vendas, novas tecnologias e gestão de pessoas e financeira.