Instituto mineiro de agropecuária inicia análise de resíduos de agrotóxicos

Jornal O Norte
20/05/2010 às 09:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:29

Já estão sendo realizadas as primeiras análises laboratoriais de resíduos de agrotóxicos nas culturas inseridas no Pas - Projeto alimento seguro, implantando em 2009 pelo Ima - Instituto mineiro de agropecuária, em Minas Gerais.

Inicialmente, o Pas foi desenvolvido somente nas culturas de tomate e morango. Entretanto, devido ao grande interesse dos produtores, passou a ser aplicado também em propriedades produtoras de batata baroa, batata inglesa, brócolis e alface.

Até o momento, 51 novos produtores foram inseridos no projeto, além das 118 propriedades, 78 de morango e 40 de tomate, participantes do Pas desde 2009.

O responsável pela área de agrotóxicos da gerência de defesa vegetal do Ima, o agrônomo Thales Fernandes, ressalta que a redução dos resíduos é  positiva para a sociedade e para os produtores.

- O Pas visa adequar o processo de produção à preservação ambiental e à qualidade do produto. Além disso, o produtor poderá agregar valor à sua produção - afirma.

O diretor-geral do Ima, Altino Rodrigues Neto, acredita que para obter resultados nas análises de resíduos de agrotóxicos nas culturas é preciso uma mudança no comportamento de todos os envolvidos no setor produtivo.

- Com o Pas, esperamos que o uso de agrotóxicos seja feito de uma forma mais consciente, evitando que produtos não adequados cheguem aos consumidores - explica. 

O Pas desenvolve ações para provocar mudança de comportamento dos produtores em relação ao uso seguro de agrotóxicos. Para isso, são realizadas palestras e reuniões com as comunidades e a fiscalização do comércio e do uso do produto foi intensificada.

Análises laboratoriais feitas em 2009 para o Pas apontaram que, cada vez mais, produtores destas culturas estão fazendo uso consciente dos agrotóxicos. Das 138 amostras coletadas de maio a novembro deste ano, 125 (90,5%) estavam dentro da quantidade de resíduo permitido por lei e utilizando o produto indicado para a cultura.

Apenas uma amostra de tomate ficou fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos e 13 (9,4%) utilizavam produtos não indicados para a respectiva cultura. Esses dados retratam o uso consciente de agrotóxicos nas propriedades monitoradas pelo Pas. (Fonte: Agência Minas)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por