(AFP)
Fortes chuvas torrenciais e inundações no estado norte-americano da Virgina Ocidental, nos EUA, provocaram pelo menos 24 mortes, de acordo com autoridades locais, deixando milhares de famílias desabrigadas. As buscas e resgates ainda continuam. Essas são as piores inundações do estado em 100 anos.
Até 25,4 centímetros de chuvas caíram na quinta-feira no estado, causando devastação generalizada. Rios transbordaram, árvores e postes de eletricidade foram derrubados e levou o governador do Estado, Earl Ray Tomblin, declarar estado de emergência em 44 dos 55 condados.
Segundo Tomblin, pelo menos cem casas foram "fortemente afetadas" pelas inundações e que as águas continuam a subir.
Cerca de 66 mil casas estão sem energia ou gás e 60 estradas foram bloqueadas devido a queda de árvores.
O governador pediu um reforço de 500 militares nacionais para ajudar nas operações de socorro e foram abertos 17 centros de acolhimento para a população poder se abrigar.
Neste sábado, o presidente dos EUA, Barack Obama, enviou condolências pelas vidas perdidas por causa das inundações no estado.
Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, disse que Obama falou por telefone com o governador, enquanto voltando para Washington de
Seattle.
Segundo Schultz, Obama está empenhado em garantir que o Tomblin tenha todos os recursos federais que ele precisa para os esforços de recuperação. Fonte: Associated Press
http://www.estadao.com.br