Investimento em qualidade: Encontros capacitam gestores públicos

Ivana Andrade
iandrade@hojeemdia.com.br
03/06/2017 às 15:26.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:14
 (João Sabino/Divulgação)

(João Sabino/Divulgação)

Em meio aos escândalos políticos que abalam o país, o Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) defende ações de combate à corrupção e a capacitação de servidores e de prefeitos e vereadores que estão no primeiro mandato. Para tanto, a entidade realiza de 7 a 9 de junho o I Encontro Mineiro de Gestão Pública e o II Encontro Mineiro de Vereadores, no Hotel Guanabara, em São Lourenço, em Minas. 

No Estado, houve renovação de 75% dos prefeitos na última eleição. Metade desses políticos nunca exerceu função no serviço público, segundo o presidente da entidade, Gustavo Nassif, o que representa cerca de 320 chefes de Executivos municipais.

“No Brasil, há um déficit de boas políticas públicas e de bons serviços públicos. O investimento em qualificação representa também qualidade na prestação dos serviços, obrigação do poder público para com a sociedade, que precisa exercer controle mais efetivo sobre ações governamentais”, afirma.

Nassif ressalta que os assuntos debatidos nos encontros vão contribuir para uma administração pública eficaz e uma capacitação com metodologias inovadoras e transparentes no exercício de políticas públicas na gestão. Entre os temas que serão abordados estão receitas públicas, despesas públicas, planejamento de orçamento, lei de licitação, responsabilidade fiscal, transparência, prevenção da corrupção e ouvidorias públicas.

O presidente do IDCT afirma que, no momento em que o país passa por uma crise, as pessoas precisam repensar suas condutas diante de uma questão ética. Ele diz também que o Brasil começa uma nova era de oportunidades. “Esse combate histórico à corrupção é bom. É salutar que haja aplicação da lei. As pessoas passam a responder pelos seus erros. É um avanço social”.

Prevenção de desvios

Segundo Nassif, o IDCT cumpre seu papel estatutário como instituição sem fins lucrativos na prevenção de desvios e de más condutas ao fazer o trabalho de capacitação. Além disso, faz com que os servidores tenham consciência sobre seu papel. “O objetivo é dar condições também ao servidor para que exerça suas funções de forma eficiente atingindo o propósito de atender à sociedade”, explica.

De acordo com Nassif, o problema das disfunções na prestação dos serviços ocorre muitas vezes por desconhecimento por parte dos servidores, o que não significa necessariamente má-fé e sim a falta de preparação técnica.

O presidente da instituição acredita que ações de prevenção são o caminho certo para resultados eficazes. “Enquanto as instituições de controle estão tendo a necessidade de atuar na repressão dos atos consumados de corrupção, o IDCT aposta em ações de prevenção como, por exemplo, educação para cidadania, qualificação e capacitação de servidores, acesso à informação e boas práticas de gestão.” 

Os encontros são realizados em parceria com o Centro de Capacitação para Administração Pública (CCAP) e contam com o apoio da Frente Mineira de Prefeitos e da Associação dos Servidores da Prefeitura de Belo Horizonte. A estimativa de público é de 400 pessoas. Informações sobre o evento pelo telefone (31) 3317-5757.

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