Ipem realiza nova edição do multiplicadores para o consumo

Jornal O Norte
24/10/2008 às 15:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:48

Da Agência Minas

Formar cidadãos mais críticos em relação ao consumo e seus impactos no meio ambiente é o objetivo da segunda edição do curso Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo Sustentável, promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem-MG). O curso será realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Belo Horizonte,com carga horária de 24 horas.

A primeira edição, realizada em parceria com o Inmetro, capacitou setenta novos multiplicadores, entre alunos do 8º e 9º séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, além de professores, líderes comunitários, religiosos e representantes do ONGs. “A idéia é que cada um dos participantes multiplique os conteúdos do curso, seja em sua escola ou comunidade”, destaca o vice-diretor do Ipem, Antônio Carlos de Morais.

No primeiro dia, será abordado o tema “Saúde e segurança do consumidor”, pela instrutora da Divisão de Incentivo e Orientação à Qualidade/Inmetro (DIVIQ), Sylvia Rabello. Segundo ela, além da aula teórica, os participantes serão estimulados a relatar suas experiências positivas ou negativas em relação ao consumo. Na parte da tarde, será realizada uma visita a um supermercado próximo ao local, para orientação sobre a compra de produtos de produtos pré-medidos, aqueles pesados e embalados longe da vista do consumidor.

No segundo dia, o tema “Direito do consumidor” será defendido pelo coordenador do Procon de Contagem, Paulo Daniel Silva Melo. A proposta é orientar o público sobre seus reais direitos com base no Código de Defesa do Consumidor.

No último dia, o coordenador de gestão do programa Ambientação do Governo de Minas, Frederico Baião, abordará o tema “Meio ambiente: por que devo me preocupar?”. Também será pautada a palestra “Comunicação ambiental”, dentro do módulo Publicidade e Propaganda.

O objetivo do curso é que após a conclusão, os participantes se comprometam a adotar ações concretas de educação para o consumo sustentável, criando um plano de ação. “A disseminação de conhecimentos pode acontecer de diversas maneiras, seja através da realização de palestras, adoção de coleta seletiva pelas escolas, o importante é que os alunos saiam do curso mais conscientes”, conclui o vice-diretor.

Formação de Multiplicadores em Educação para o Consumo Sustentável


Data: 28, 29 e 30 de outubro


Local: Auditório da Associação Mineira do Ministério Público


Rua Timbiras, 2928 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por