(Amanda Barbalho / Arquivo pessoal)
Desespero, angústia e revolta. Esses são os sentimentos das irmãs Amanda e Larissa Barbalho, musicistas roubadas nesta semana em Belo Horizonte. Bandidos arrombaram o carro delas e levaram dois violinos importados, avaliados em R$ 20 mil. Sem poder trabalhar e com os estudos de música prejudicados, as jovens têm feito apelos na internet clamando por ajuda.
O furto ocorreu na noite da última segunda-feira (1). Ambas estavam em uma apresentação voluntária no bairro Liberdade, na Pampulha. Ao terminarem, para não ficarem carregando os instrumentos, colocaram no carro e foram lanchar. Quando retornaram, o vidro do automóvel já estava quebrado.
“Na hora que a ficha caiu, meu mundo e o da minha irmã desabaram. Uma sensação de desespero tomou conta da gente. Parece aqueles pesadelos que a pessoa não acorda nunca. Os instrumentos são o nosso ganha-pão, estamos devastadas”, conta Amanda, de 29 anos.
(Amanda Barbalho / Arquivo Pessoal)
Professora de violino, ela é apaixonada pela arte e vem estudando o instrumento há 12 anos. A jovem cursa Música na UFMG e precisa do violino para fazer um recital de formatura, em outubro. Sem a participação, não irá se formar.
Cada violino custou cerca de R$ 9,5 mil. Um deles foi fabricado em 2014 por um artista alemão. O outro foi feito na Itália. Ambos são de madeira mais clara, com um fundo duplo brilhante. Eles estavam dentro de estojos, no formato gota e nas cores azul e vermelho.
As irmãs foram orientadas pela Polícia Militar a fazer buscas em sites e locais de venda. Elas também contam com a ajuda da população. “Pedimos que as pessoas entrem em contato conosco caso encontrem os instrumentos ou saibam onde eles possam estar. Podem nos informar por meio do meu Instagram @amanda_barbalho. Toda ajuda é bem vinda”, completou a musicista.
(Amanda Barbalho / Arquivo pessoal)
Leia mais: