O executivo municipal ressalta que tem promovido ações de combate à doença por todo o município
Município se junta à Belo Horizonte e outras 47 cidades mineiras que estão em situação de emergência (ECOVEC / Divulgação)
O município de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o 49º município mineiro a decretar situação de emergência de saúde pública em razão do aumento da quantidade de casos de dengue e chikungunya. O documento foi publicado na segunda-feira (19).
Segundo a prefeitura da cidade, o decreto prevê a adoção de medidas de vigilância em saúde, além da intensificação das ações de prevenção, monitoramento, controle vetorial e resposta no enfrentamento à doença.
Inicialmente, a medida é válida por até 60 dias, mas pode ser prorrogada. Jaboticatubas se junta à Belo Horizonte e pelo menos outros 47 municípios – além do próprio Estado – que já decretaram situação de emergência devido ao aumento de casos e mortes pela dengue e outras arboviroses em 2024. Há a previsão de que este seja o pior ano da história no que diz respeito à doença.
Entre outras medidas, o decreto autoriza a entrada forçada de agentes públicos de saúde em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, mesmo sem autorização dos proprietários, ficando permitido, também, o ingresso em casos de recusa dos donos. O secretário de Saúde de Jaboticatubas, Arlen Marques, ressalta que a prefeitura tem promovido ações de combate por todo o município.
“As nossas equipes estão mobilizadas no combate à proliferação do mosquito na cidade, nos distritos e zonas rurais. Nossos agentes estão fazendo a aplicação do fumacê, indo de casa em casa e orientando os moradores, além de campanhas, com distribuição de panfletos e cartazes educativos. Peço à população que fique atenta ao acúmulo de água dentro de suas residências. Hoje, os principais focos estão dentro das casas. Precisamos nos unir, denunciar e contribuir para a eliminação desses focos”, afirmou.
Veja a lista dos 49 municípios mineiros que decretaram situação de emergência:
*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais:
Em 20 dias, já choveu mais do que o esperado na região Centro-Sul de BH