(JAC Motors)
A JAC Motors, aos trancos e barrancos, vem tentando se reerguer no Brasil. A marca acaba de lançar o T50, que na verdade é uma atualização do utilitário-esportivo (SUV) T5 e estreia por R$ 83.900.
O T50 chega para ocupar o degrau acima do T40. A estratégia da marca chinesa é posicionar os jipinhos num patamar de preços abaixo dos utilitários compactos nacionais, equipados com caixas automáticas, como Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Visual
O T50 mantém a mesma carroceria do T5, mas passou por uma plástica que alterou desenhos dos faróis, grade do radiador, para-choques e lanternas. Até mesmo a antiga logomarca em forma de estrela deu lugar ao novo emblema com a sigla da montadora.
O utilitário ainda conta com luzes diurnas em LED e rodas aro 16, que dão um toque mais esportivo ao jipinho.
Se por fora as mudanças são quase cosméticas, debaixo do capô o jipinho substituiu o esquálido 1.5 de 127 cv pela unidade 1.6 de 138 cv, que deu mais vigor ao modelo. A transmissão segue do tipo CVT, como no antecessor.
Por dentro
O jipinho tem estilo agradável. O grande destaque fica por conta da grande tela de oito polegadas. Sem ofertar sistemas como Android Auto e Apple CarPlay, o T50 recorre ao quase em desuso Mirror Link, que faz o espelhamento da tela do celular, ao invés de exibir interface própria.
Entre os itens de comodidade, o SUV ainda conta com ar-condicionado digital e bancos revestidos em couro. Tem trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (Hill Holder) e sensores traseiros e dianteiros.
Com 4,34 metros de comprimento e 2,56 metros de distância entre-eixos, o jipinho oferece bom espaço interno, além de capacidade de carga satisfatória no bagageiro. Há cerca de um ano e meio, o T5 chamou atenção pela evolução da marca desde o nada saudoso J3.