(Valter Campanato/ABr)
Crítico do impeachment, Joaquim Barbosa usou sua conta no Twitter para mostrar a indignação e repúdio ao afastamento de Dilma Rousseff e contra o presidente Michel Temer.
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou não ter acompanhado nada "desse patético espetáculo que foi o 'impeachment tabajara' de Dilma Roussef", mas criticou a primeira entrevista de Temer. Para o magistrado, o presidente está enganado ao acreditar que terá respeito e apoio dos brasileiros durante o exercício do cargo.
Além disso, Barbosa tuitou em inglês e francês. Na língua inglesa, ele classificou o processo como embaraçoso e afirmou que "forças políticas altamente conservadores levaram o Brasil e dominaram o Congresso". O ex-presidente do STF os acusou ainda de dominarem os meios de comunicação, mas avisou que basta esperar alguns anos para que tudo caia por terra, já que o novo governo não tem votos populares.
Já na língua francesa, o magistrado disse que "Michel Temer pensa que uma 'varinha de condão jurídica' pode le dar legitimidade. Pobre coitado".
*Colaborou Mariana Durães