Operação Penalidade Máxima

Jogo do América na 36º rodada do Brasileirão de 2022 é investigado por suspeita de manipulação

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/04/2023 às 16:47.
Jogo entre América e Bragantino é investigado pelo MP-GO (Mourão Panda / América)

Jogo entre América e Bragantino é investigado pelo MP-GO (Mourão Panda / América)

Dando continuidade a “Operação Penalidade Máxima”, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) revelou nesta terça-feira (18), que seis partidas da série A do Brasileirão de 2022 estão sob suspeita de manipulação de resultados, dentre elas, o jogo entre América e RB Bragantino, pela 36º rodada.

De acordo com as informações do MP, um jogador do Bragantino, que não teve o nome revelado, foi assediado para que levasse cartão amarelo durante o confronto que foi vencido pelo Coelho por 4 a 1. Na súmula do jogo consta que Lomonaco, Aderlan, Luan Cândido, Raul, Artur e Popó foram os amarelados no duelo.

Além do confronto do América, outros jogos também são investigados pelos promotores, todos por cartões amarelos. São eles: Santos 1x1 Avaí, Goiás 1 x 0 Juventude, Cuiabá 1 x 1 Palmeiras, todos pela 36º rodada. Na 37ª, o assédio aconteceu no duelo entre Palmeiras 2 x 1 Juventude. 

Para a partida entre Botafogo 3 x 0 Santos, também pela penúltima rodada da competição, o acordo seria para que um jogador levasse o vermelho. Após o apito final, o ex-zagueiro americano e atual jogador do Santos, Eduardo Bauermann, reclamou com a arbitragem e acabou sendo expulso.

Os promotores afirmaram que ainda não é possível saber se de fato os jogadores receberam dinheiro para tal feito, porém, confirmaram as ofertas por parte dos apostadores.

Os valores que estariam em jogo variam entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, conforme relatou os investigadores. Ainda de acordo com o MP, até o momento não há nenhuma suspeita envolvendo clubes, dirigentes e até mesmo o quadro de arbitragem.

Mandados de Prisão

Na manhã desta terça, o Ministério Público de Goiás cumpriu três mandados de prisão  preventiva e mais 20 mandados de busca e apreensão em operação que envolveu 16 cidades, em parceria com autoridades de vários estados.

Dentre os alvos, estão o zagueiro Victor Ramos, atualmente na Chapecoense, Kevin Lomónaco, do Bragantino, Igor Cariús, do Sport, e o meia Gabriel Tota, ex-Juventude e atualmente no Ypiranga-RS. 

Na primeira fase da Operação, Joseph, ex-Tombense e mais sete jogadores foram denunciados pelo MP e viraram réus por participarem do suposto esquema de manipulação de resultados.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por