Jorge Zarif termina em quarto na classe Finn da vela na Olimpíada

Estadão Conteúdo
16/08/2016 às 16:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:24
 (Reprodução/ Instagram)

(Reprodução/ Instagram)

O brasileiro Jorge Zarif, 23 anos, terminou em quarto lugar na classe Finn do torneio de vela da Olimpíada do Rio. Ele foi para a última regata, na tarde desta terça-feira (16), na Marina da Glória, dependendo de uma série de resultados para ficar com a medalha de bronze, mas terminou apenas em terceiro na medal race. A festa foi do britânico Giles Scott, que ganhou a medalha de ouro. O eslovaco Vasilij Zbogar ficou com a prata e o norte-americano Caleb Paine, ganhou o bronze.

Numa tarde de ventos favoráveis, Zarif chegou a liderar a prova. Em entrevista, o velejador não escondeu o abatimento. Ao contrário do discurso da equipe técnica de que o objetivo é a Olimpíada de Tóquio, em 2020, Zarif chegou a dizer que não estava certo de continuar no esporte. "Não sei se vou fazer um novo ciclo", afirmou. Depois, contemporizou: "Quem sabe eu estarei melhor em Tóquio, mas eu queria mesmo era ganhar em casa".

Ele avaliou que, diferentemente de Londres-2012, sua primeira Olimpíada, estava agora preparado para desafiar os principais concorrentes. "Não era mais um garoto aventureiro. Eu dei o meu máximo", disse. "Nestes últimos quatro anos minha vida foi a vela", completou. "É uma pena que não terminei numa posição melhor. Se vela fosse judô (que dá duas medalhas de bronze), eu ficaria com uma medalha". Zarif observou que os três velejadores provavelmente, pela idade, não deverão disputar os Jogos de Tóquio. "Vamos ver se terei toda uma infraestrutura para continuar."

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por