viagem em 80 páginas

Jornalista Bruno Mateus lança obra que mistura crônica, poesia e autoficção em Belo Horizonte

“O que pesa sobre todos nós” explora o real e o imaginário, e revela as reflexões de 16 anos de escrita do jornalista

Angel Drumond
portal@hojeemdia.com.br
07/11/2024 às 12:40.
Atualizado em 07/11/2024 às 13:03
 (Paulo Salerno)

(Paulo Salerno)

O jornalista Bruno Mateus, 41, lança, neste sábado (9), o livro “O que pesa sobre todos nós” (Editora Ramalhete), uma obra que mescla crônicas, poemas e autoficção. O evento será realizado na Casa de Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400), em Belo Horizonte, das 11h às 15h, onde o autor compartilha um trabalho de 16 anos, repleto de histórias que transitam entre a fantasia e a realidade.

Ao longo de quase 80 páginas, Bruno leva o leitor a uma viagem literária em que mistura vivências pessoais e acontecimentos fictícios. Em suas narrativas, ele se imagina na festa de aniversário de Mick Jagger em 1968, trabalha em um rancho nos Estados Unidos e abraça o tio no Mineirão. "O que eu quero é envolver o leitor na trama e pegá-lo pela palavra", afirma o autor, que enxerga na liberdade de criação um escape do rigor do jornalismo.

Para Bruno, o livro não foi um projeto planejado, mas algo que foi se construindo ao longo dos anos. "Há a ingenuidade dos meus 25 anos e o deboche dos meus 41", comenta o autor, que já havia lançado, há uma década, o livro “Cruzeiro – Tricampeão Brasileiro” com o músico Henrique Portugal. Segundo ele, a diversidade de temas, da política ao futebol, garantiu unidade ao trabalho.

A obra também traz referências à música, ao cotidiano e à história, com homenagens a figuras como John Lennon e Christy Brown e críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o jornalista Kiko Ferreira, que assina o prefácio, Bruno transita por temas universais como solidão, esperança e saudade, estabelecendo um diálogo com a geração beat americana e cronistas brasileiros.

Com uma prosa que evoca nomes como Vander Lee e Aldir Blanc, Bruno Mateus convida o leitor a refletir sobre o que pesa sobre todos nós. Em meio a ironia e melancolia, ele constrói um universo próprio, onde a dor e a leveza da vida se encontram na palavra.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por