Juntando economias

28/07/2017 às 00:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:47

Para aplicar a estratégia de revisar os gastos e levantar recursos para recompor as contas públicas e cumprir a meta fiscal, que neste ano já chega a um déficit de cerca de R$ 139 bilhões, o presidente da República, Michel Temer, está apertando o cerco de todos os lados. Nesta quarta-feira, o governo derrubou a liminar do juiz substituto, Renato Borelli, da 20ª Vara Federal do DF, que mandou suspender o decreto que aumentou imposto sobre os combustíveis. Outra medida, já considerada pelo Ministério do Planejamento, é adiar, de janeiro para julho de 2018, o pagamento de mais uma parcela de reajuste aos servidores públicos. Os cálculos iniciais apontam uma economia de R$ 11 bilhões nesses seis meses de adiamento. 

 
Troca de favores
Desde o ano passado, o DF está vivendo ma profunda crise hídrica, com racionamento e rodízio no abastecimento em todas as regiões da capital. Durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ofereceu apoio ao governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), no sentido de enfrentar os rigores da seca que assola a capital federal, onde não chove há quase 70 dias. Alckmin assinou um termo de cessão de uso de equipamentos hidráulicos da Sabesp à gestão de Rollemberg. Mas não se engane em pensar que este é um gesto solidário. O empréstimo de bombas do sistema Cantareira para o DF pode render visibilidade e ajudar o governador paulista na corrida à sucessão presidencial de 2018.
 
CNH digital
A partir de fevereiro de 2018, o Brasil vai adotar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, (CNH-e), a versão do documento com o mesmo valor jurídico da impressa. A medida foi aprovada na última terça-feira, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), uma adequação da Medida Provisória nº 2200-2/2001, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio de aplicativo usado em smartphone. Com a decisão, o condutor que esquecer a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital.
 
Pela tangente
Durante a posse como novo ministro da Cultura, na última terça-feira, Sérgio Sá Leitão desconversou ao ser indagado pela imprensa se acredita na inocência do presidente Michel Temer. Sérgio Leitão disse que “não se trata de uma questão de fé, de se acreditar ou não”, e que foi convidado para fazer um trabalho e espera fazer da melhor maneira possível. O novo ministro disse que o Brasil precisa sair da crise, precisa de estabilidade e que espera que tudo se resolva, da melhor maneira possível para o País, “sempre de acordo com as leis e a Constituição”.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por