O prefeito Alexandre Kalil usou o Twitter nesta segunda-feira (27) para agradecer aos funcionários da prefeitura que estão trabalhando na assistência humanitária às vítimas das chuvas intensas que caíram sobre a cidade na semana passada.
Até o momento, 13 pessoas morreram na capital mineira, vítimas de deslizamentos de terra e desabamentos. A prefeitura garantiu dezenas de vagas de abrigamento e alimentação para as famílias atingidas nas dependências de uma pousada, no bairro Floresta. Mais de 220 pessoas foram acolhidas no local e, até esta segunda-feira à tarde, pouco mais de 100 pessoas permanecem no acolhimento.
Kits de ajuda humanitária foram oferecidos pela Defesa Civil e distribuídos pelas equipes sociais nos territórios. Durante a última semana, mais de 1.100 colchões foram entregues para pessoas que precisaram deixar suas casas e seguir para a casa de amigos ou familiares.
De quinta-feira, dia 23, até 17h de domingo, dia 26, a Defesa Civil do Município recebeu 1.271 chamados da população. A maioria das solicitações foi para as vistorias de escorregamentos ou deslizamentos (223); risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos (146); deslizamentos de encosta (164); alagamentos (77); e enchentes ou inundações (66).
Em tuítada anterior, o prefeito fez um apelo aos moradores para que deixem suas casas em caso de trincas ou rachaduras nas residências.