Kanto da ilha, em Escarpas do Lago, reúne restaurante, pousada e cervejaria

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
30/10/2016 às 09:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:26
 (Divulgação)

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Criar um ponto de encontro de amigos em uma orla de água doce. Esse foi o objetivo dos irmãos Elias Júnior, de 47 anos, e Luciano Silva, de 42, ao empreender o espaço gourmet Kanto da Ilha. O estabelecimento, às margens do lago de Furnas, é hoje um dos pontos mais badalados da região de Escarpas do Lago, no Centro-Oeste do Estado. Para incrementar o negócio, eles abriram uma fábrica de cervejas artesanais e uma pousada. 

Para 2017, a expectativa é que o faturamento dos empreendimentos voltados para o turismo cresçam mais 40%. E, até 2018, os planos são ainda mais ambiciosos. Os sócios pretendem abrir uma outra pousada na área do restaurante e da fábrica de cerveja. 

“Quero continuar investindo no turismo que acho ser a grande oportunidade de negócio do momento”, diz Junior. 

Família

Empresários de Passos, no Sul de Minas, do ramo de cereais, Luciano e Junior resolveram empreender no turismo para “resgatar a irmã Cleise Mara, que estava em Arraial d’Ajuda, na Bahia”.

O espaço gourmet Kanto da Ilha fica em um ponto movimentado de lanchas em Escarpas e, por isso foi batizado de “canto”. Junior explica que ele frequenta a região de Escarpas desde 1982, e, para reunir amigos e parentes, investiu no negócio há três anos. 

No ano passado veio a fábrica de cerveja artesanal Scarpas. Depois, uma pousada com dez quartos, entre suítes e chalés. 

Em dezembro, para atender a crescente demanda da região, serão inaugurados mais oito suítes cinco estrelas. Para o réveillon, todas estão ocupadas. 

Loja conceito da marca de cerveja será inaugurada em Belo Horizonte

O mercado de cervejas artesanais cresce em média 15% ao ano, segundo estimativas do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas-MG). 

No embalo da “Bélgica brasileira”, Elias Junior, um dos sócios-proprietários da marca Scarpas, diz que a partir de março do ano que vem a fábrica irá produzir novos rótulos. Nesta segunda feira, será inaugurada uma loja conceito da marca na região do Seis Pistas, entre Belo Horizonte e Nova Lima. 

“Nosso mestre cervejeiro está em curso no exterior. Volta em fevereiro. Assim que ele chegar vamos começar a elaborar novidades”, disse Junior. 
Ele explica que decidiu investir no ramo da cerveja artesanal porque percebeu que em Minas havia um pólo favorável ao consumo. Os resultados do empreendimento não são revelados, mas Junior não esconde a satisfação em trabalhar nesse ramo. 

“Percebemos um boom no mercado cervejeiro. Eu particularmente gosto mais da Pale Ale. Nossa cerveja ficou entre as dez melhores de BH em num teste cego realizado mês passado”, conta Junior. Na fábrica são produzidos quatro diferentes composições de cerveja, embaladas em garrafas de 600 ml. Os rótulos são diferenciados por cores e inspirados nas grandes navegações.

Casamentos

Para garantir que os períodos de baixa temporada também gerem renda e garantam boa ocupação da pousada e do restaurante, os irmãos Junior e Luciano Silva também oferecem serviço de casamentos. A ideia surgiu de uma procura insistente. 

“Uma frequentadora queria se casar no Kanto da Ilha de qualquer maneira e começamos assim. Excepcionalmente, em dezembro, teremos um casamento na alta temporada, pois era um compromisso antigo”, diz Junior. 
 

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