Klose busca marca histórica, e Cristiano Ronaldo, quebra de tabu

Gláucio Castro - Hoje em Dia
16/06/2014 às 07:53.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:01
 (Stan Honda e Odd Andersen )

(Stan Honda e Odd Andersen )

Os torcedores baianos certamente estão em estado de graça nesta Copa do Mundo. Depois de testemunharem a Holanda golear a favorita Espanha, por 5 a 1, na última sexta-feira, nesta segunda-feira (16) serão presenteados com outro confronto histórico.

Alemanha e Portugal, que se enfrentam às 13 horas, na Arena Fonte Nova, já seria por si só um grande encontro. Mas a partida desta tarde terá muitos ingredientes extras. Quando pisar no gramado de Salvador, a Alemanha entrará para a história como a primeira seleção a completar cem jogos em Mundiais.

Um de seus principais jogadores, o atacante Klose, de 36 anos, tem a chance de quebrar a marca de Ronaldo, artilheiro das Copas, com 15 gols. Ao lado de Gerd Müller, Klose, que começa no banco e será opção para o segundo tempo, balançou as redes 14 vezes, consagrando-se como vice-artilheiro da disputa.

Do outro lado, estará nada menos do que Cristiano Ronaldo, astro português eleito o melhor jogador do Mundo pela Fifa no ano passado. Depois de acabar com a hegemonia de Messi, consagrado nas últimas quatro temporadas, CR7 tem agora o desafio de quebrar a maldição do Melhor do Mundo.

Nas últimas competições, nunca o jogador que levou o prêmio na temporada passada conseguiu brilhar na Copa do ano seguinte. Foi assim com Messi, Ronaldinho Gaúcho, Zidane e Ronaldo, que chegou a ter uma convulsão misteriosa na França, em 1998, adiando o sonho do penta.

Depois de ficar ameaçado de não vir ao Brasil por causa de uma tendinite, o atacante do Real Madrid participou normalmente do último amistoso de Portugal contra a Irlanda, semana passada nos EUA, e está garantido para a estreia de hoje.

Motivação

Enquanto os jogadores buscam suas metas individuais, alemães e portugueses sonham mesmo é com uma boa arrancada. “Acho que será importante essa marca para o Klose. Isso é realmente uma grande motivação. Para mim, como técnico, estatísticas como essas são secundárias. A equipe precisa ser bem-sucedida”, afirma o técnico da seleção alemã, Joachim Löw.

O treinador respira aliviado depois da liberação de Schweinsteiger, jogador que também chegou a ficar ameaçado por causa de contusão. Após passar por exames nos últimos dias, o atacante está à disposição do treinador e “reforça” a seleção contra Portugal. Em 99 partidas em Copas, a Alemanha garantiu 60 vitórias, 19 empates e 20 derrotas com 206 gols a favor, contra 117 sofridos.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA X PORTUGAL

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos da Sérvia)

ALEMANHA: Neuer; Howedes, Mertesacker, Boateng e Durm; Schweinsteiger, Lahm, Toni Kroos, Ozil e Podolski; Muller
Técnico: Joachim Low

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles e Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga
Técnico: Paulo Bento

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por