Laboratório de psiquiatria do HC celebra 25 anos

Fabiana Cambricoli
06/12/2013 às 12:06.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:37

Tendo como convidado de honra o psiquiatra Robin Murray, o Instituto de Psiquiatria (IPq)do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) celebra, entre esta sexta-feira, 6, e sábado, 7, os 25 anos do Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica (LIM-23), o primeiro lugar de pesquisa em psiquiatria do estabelecimento. "Antes, tínhamos apenas pesquisadores atuando de forma independente, com sérias dificuldades em conseguir apoio institucional e financeiro. A ideia foi acolher as várias linhas de pesquisa que estavam surgindo para buscar o apoio", diz o professor titular do IPq e fundador do laboratório, Valentim Gentil Filho.

Logo após a criação do LIM-23, o IPq firmou um convênio com o Instituto de Psiquiatria do King’s College, então dirigido por Murray, o que tornou possível, durante oito anos, o intercâmbio entre profissionais brasileiros e professores da entidade inglesa. "Professores vinham ao Brasil dar palestras e aulas aos nossos alunos, e brasileiros foram para lá fazer pós-graduação", afirma a professora da USP e chefe do grupo do LIM-23, Clarice Gorenstein.

"Podemos dizer que as contribuições trazidas por esse convênio transformaram a psiquiatria brasileira. Hoje, o IPq é referência nacional", diz o professor do Departamento de Psiquiatria e atual responsável pelo LIM-23, Homero Vallada. O aniversário do laboratório será celebrado com um simpósio, realizado entre esta sexta-feira e sábado. Além de contar com duas conferências de Murray, o evento terá palestras de especialistas sobre diversos transtornos psiquiátricos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por