(Cristiano Machado/ Hoje em Dia)
Nunca foi fácil arrumar um fiador. Mas com o agravamento da crise, a escalada do desemprego e o endividamento das famílias, o que era difícil ficou ainda mais complicado. Pensando em facilitar a vida de quem precisa alugar um imóvel e, ao mesmo tempo, alavancar os negócios em tempos de baixa procura, a Lar Imóveis lançou a campanha “Alugue Sem Fiador”.
A partir de hoje até o final deste ano, os clientes da imobiliária poderão alugar uma casa, apartamento ou imóvel comercial sem precisar se preocupar com fiador e nem com o custo e a burocracia exigida para se ter um seguro fiança.
“Fizemos uma parceria com uma grande seguradora e, pelo número de negócios que costumamos fechar, estabelecemos o acordo. Assim, estamos bem amparados pela seguradora, o que nos dá tranquilidade para trabalhar. E quem paga por isso é a imobiliária. Nenhum valor é emitido para o locatário”, diz o presidente da LAR Imóveis, Luiz Antônio Rodrigues.
Assim, o locador fica respaldado com as coberturas oferecidas pela seguradora, que substituirá os fiadores.
“Conseguir fiadores tem sido cada vez mais difícil, pois assumir o risco de pagar débitos de terceiros, hoje em dia, é algo que não tem sido comum. Virou missão impossível encontrar alguém de confiança, da mesma cidade, que possa assumir esse compromisso. Por isso saímos na frente e pensamos na solução para o cliente”, afirma.
Segundo Rodrigues, a expectativa é a de que a medida consiga dobrar o número de negócios fechados por mês pela imobiliária. O portfólio da Lar Imóveis conta com 1.000 imóveis, sendo que 40% deles participam da promoção.
Fabiano Aguiar/ Divulgação
LUIZ RODRIGUES - Para o presidente da Lar, virou missão impossível encontrar alguém de confiança, da mesma cidade, que possa assumir o compromisso de ser fiador
Além de dispensar o cliente de ter que pedir favor para alguém, a campanha também levará alívio ao bolso.
Geralmente, um seguro fiança, que substitui a figura do fiador, tem custo anual de cerca de duas vezes o valor do aluguel. Já no caso de caução, o inquilino deve adiantar, por meio de depósito bancário, até três vezes o valor da cota mensal.
Segundo a gerente de Locação da LAR Imóveis, Luciana Cristina, a campanha vem para movimentar o mercado. “Rio e São Paulo já utilizavam a modalidade de locação facilitadora. O objetivo da empresa é trazer essa facilidade para os nossos clientes daqui”, diz.