Lavras confirma morte e número de óbitos por H1N1 em Minas chega a três

Da redação
horizontes@hojeemdia.com.br
12/04/2016 às 21:25.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:55

A cidade de Lavras,  na região do Campo das Vertentes, é mais uma a confirmar por meio de exames laboratoriais uma morte por H1N1. O suspeito era um idoso de 65 anos que havia falecido no dia 29 de março. A confirmação foi dada pela Fundação Ezequiel Dias, que encaminhou o relatório para a cidade. Bom Sucesso, Macaia e Ingaí também tiveram casos confirmados.

Somando-se os dois óbitos de Frutal, no Triângulo Mineiro, agora são três os óbitos pelo H1N1 em Minas.

Em nota publicada no site da prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde fez questão frisar que o paciente fazia parte do grupo de risco, não somente pela idade mais avançado, mas por apresentar doenças de base como hipertensão e problemas cardíacos, além de ser fumante. Em 2015 ele recusou a imunização.

Em entrevista que faz parte do protocolo de controle, a filha elogiou o tratamento recebido na Unidade de Pronto Atendimento da cidade. Até o momento nenhum outro familiar apresenta sintomas da gripe e estão sendo monitorados.

O caso fez com que a cidade antecipasse a campanha de vacinação. A imunização começará na tarde desta quinta-feira (14). A cidade espera a chegada de 9 mil doses da vacina de um montante de 24 mil que serão distribuídas de acordo com os cronogramas da Secretaria de Estadio da Saúde e do Ministério da Saúde.

Do dia 15/04 até o dia 29/04, as vacinas serão aplicadas das 8h às 16h30, exceto aos sábados, domingos e feriados. E no dia 30 de abril, dia “D” da campanha de vacinação contra a H1N1, as doses serão aplicadas das 8h às 17h. As unidades do programa de Saúde da Família (PSF's) Cruzeiro do Sul – PSF -13, Dona Wanda – PSF – 17 e o Centro de Saúde da Chacrinha também estarão abertos em horário de almoço, das 11h às 13h.

Grupos de risco

São considerados grupos de risco: gestantes; funcionários de saúde que trabalham diretamente com atendimento para influenza nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF's), postos de saúde, Ambulatórios Médicos Especializados (AME's), pronto-atendimentos e hospitais.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por