LITERATURA

Leida Reis lança romance com protagonista transexual neste sábado

Sessão de autógrafos será das 10h às 13h, no Café Frau Bondan, no CCBB-BH

Camilla Kind*
@camillakind
20/09/2023 às 21:15.
Atualizado em 20/09/2023 às 22:15
 (Letícia Cota / Divulgação)

(Letícia Cota / Divulgação)

Escritora e jornalista mineira, Leida Reis lança no próximo sábado (23) o livro "Mulheres arco-íris". Nona obra da autora, o romance é uma ficção sobre uma garota transexual, de 22 anos, que enfrenta os desafios da transição, como escolher o novo nome, e as relações conflituosas em seu ciclo social. 

A sessão de autógrafos será aberta ao público. Vai das 10h às 13h, no Café Frau Bondan do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), no bairro Funcionários, região Centro-sul de Belo Horizonte. O título está em pré-venda no site da editora Literíssima.

No sábado, o livro passa a ser vendido também pela Amazon,  Magazine Luiza e algumas lojas físicas da capital mineira. O preço é R$ 61 - valor que, segundo a autora, remete a "6+1= sete cores no arco-íris". 

Mesmo tendo no romance o gênero de leitura favorito, a jornalista estava há 11 anos sem publicar algo nesse estilo. Segundo Leida, o processo criativo para a obra começou há um ano e meio, quando veio a inspiração.

“Senti que a protagonista falava comigo, me contava sua história e eu ia escrevendo. No primeiro momento, escrevi 12 páginas de uma só vez. O livro começa na primeira pessoa, a própria personagem principal contando”, diz. 

O diferencial do romance é que a protagonista passa a maior parte do tempo pensando em um novo nome, para só no fim o leitor descobrir o escolhido, quando ela decide compartilhar a decisão com a avó. 

Mas não é só a protagonista que aparece na obra. Outras seis mulheres são representadas em histórias que se entrelaçam ao longo do enredo. Leida diz que quer retratar as dificuldades e a violência contra mulheres trans no Brasil, além de mostrar a pluralidade feminina. 

Após o lançamento da obra na capital mineira, a escritora irá ao Rio de Janeiro divulgar e apresentar o título aos cariocas, em 17 de outubro.

Leida Reis

Leida Reis é natural de Patrocínio, Alto Paranaíba, e vive em Belo Horizonte desde 1985. Jornalista há 27 anos, dedica-se exclusivamente ao trabalho de escritora há sete anos. Já publicou três romances, dois contos, três livros infantis e um de poemas. 

Serviço

Lançamento do livro "Mulheres arco-íris"
Brochura: 220 páginas
Local: Café Frau Bondan, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Praça da Liberdade. Bairro Funcionários, Belo Horizonte
Data: 23 de setembro
Horário: 10 às 13h
Valor: R$ 61

* Estagiária sob supervisão de Paulo Duarte

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por