(Divulgação)
A Chapada Diamantina é um dos mais belos cartões postais do país, graças a suas montanhas e cachoeiras que encantam aos olhos, bastante procuradas por adeptos ao ecoturismo. Trata-se de um destino para quem curte natureza ao extremo e não se preocupa em percorrer longas distâncias para chegar até lá. Mas se o visitante que não está muito interessado em embrenhar no mato, a cidade de Lençóis, praticamente dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, é um recanto.
Localizada a cerca de 400 quilômetros de Salvador, há um aeroporto na cidade, mas apenas a Trip opera por lá e com pouquíssimos voos. Daí, muitas vezes o jeito é chegar de ônibus ou de carro. A rota mais fácil é voar até a capital baiana e, de lá seguir viagem. Mas é preciso atenção com as estradas, que nem sempre estão bem conservadas.
Em termos de estadia, Lençóis oferece bons hotéis, assim como pousadas simples para mochileiros. Os preços podem variar bastante, mas a média é de R$ 250 a diária. Um dos principais atrativos da cidade é sua arquitetura colonial, com diversas construções de época, como igrejas, casarões e prédios públicos.
Comer em Lençóis não é problema. A cidade oferece desde bares que servem comida caseira a restaurantes com pratos sofisticados, criados a partir de ingredientes locais.