Nasceu para festejar! A “R NineT” foi criada para comemorar o nonagésimo aniversário de produção de motocicletas da BMW. O nome derivado do inglês “ninety”, ou seja, noventa, não deixa dúvidas quanto a isso. Para dividir essa alegria com você, a marca preparou uma receita com a liberdade de uma estradeira, a simplicidade de uma “Naked”, a sensação familiar do estilo clássico e a intimidade da customização. Ela aceita com facilidade uma série de modificações. O banco do passageiro pode ser substituído por um bagageiro ou simplesmente retirado, assim como o quadro traseiro também removível. Há três opções de descarga e várias possibilidades de fixação da placa de identificação. A fiação elétrica do motor é independente das demais, para que você possa instalar acessórios sem riscos. Prazer A posição de pilotagem é confortável. Nada de ficar curvado como em uma “super esportiva” ou esticado demais como em algumas “custom”. Horas na estrada não cansam. Ao chegar ao destino você desce e sai andando normalmente, nem precisa de uma banheira quente para a circulação do sangue voltar, ou de um ortopedista. Estilo Com Jeitão de “Café Racing”, incluindo mecânica e quadro tubular aparentes, as linhas limpas determinam uma imagem agressiva que chama a atenção por onde passa. Tudo bem que a simplicidade remeta ao saudosismo e simpatia, mas a ausência de modernidades como controle de tração e perfis de pilotagem, junto ao ABS de série, não é legal. O painel de instrumentos clássico tem dois mostradores redondos e, entre eles, um display com relógio, hodômetro, indicador de marchas e indicação de consumo e autonomia. Usina de força Se perguntarem “Por que um motor tão grande, com 1.170 cm3, se uma 125 já ultrapassa a velocidade permitida nas estradas?”, pergunto também “Quando você abre a geladeira, mesmo que não vá comer tudo de uma vez, prefere que ela esteja cheia ou quase vazia?”. O motor Boxer com dois cilindros contrapostos, (essas grandes saliências laterais), com 110 cavalos e torque de 12 quilos, é mais forte que automóveis que pesam cinco vezes mais. Basta girar a manopla que ela “rasga” a estrada à frente. Parar? Ela para à altura do que acelera. Equipada com ABS, são dois discos na dianteira com 4 pistões em cada pinça e, na traseira, disco simples com pistão duplo. No piso irregular Mesmo em buracos e ondulações ela é macia. Nas curvas, apesar da triste ausência de regulagens para as suspensões, as rodas mantém bom contato com o piso, transmitindo segurança. No bolso O preço de aproximadamente R$ 60 mil é muita “grana”, dá para comprar até sedãs e sobrar troco. Mas já que não se pode comparar, uma vez que motos proporcionam liberdade e exclusividade ímpares. Quanto ao consumo, em percurso misto ela fez 17 km/l.