Obra escrita por uma bailarina e coreógrafa exalta o pioneirismo do Studio Anna Pavlova
Tânia Mara é autora do livro que conta a história do Studio Anna Pavlova (Guto Muniz/divulgação)
Obra da bailarina, coreógrafa e artista plástica Tânia Mara Silva Meireles retrata como o Studio Anna Pavlova, em BH, mudou o cenário das artes em Minas e no Brasil, ao abrir portas para outros estilos de dança - além do balé clássico - e incentivar mudanças sociais na época criando, por exemplo, turmas para homens e aulas de capoeira.
A obra que será lançada neste sábado na capital mineira destaca fatos marcantes na trajetória do espaço, apontado pela autora como a primeira escola de dança profissionalizante de Minas. Evento aberto ao público será realizado das 11h às 14h, na Livraria da Rua, na rua Antônio de Albuquerque, 913, no bairro Funcionários.
Sob o comando das bailarinas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, e dirigida pelo professor Carlos Leite, o Studio - de onde saiu parte dos bailarinos que foraram o Grupo Corpo, em 1975 - inovou numa época em que a sociedade ainda não estava aberta à essa arte, no fim da década de 1960, quando também não havia leis de incentivo à cultura no país..
Já início da década de 1970, pontua a autora, formou o grupo amador de dança que em menos de cinco anos transformou-se no Baleteatro Minas, considerada pela crítica nacional uma das três melhores companhias de dança do Brasil.
Inaugurado em 1967, o Studio Anna Pavlova tornou-se importante espaço artístico-cultural de formação, prática e fruição da dança em BH. O livro da Editora Ramalhete é fruto de um projeto pessoal da autora Tânia Mara, também belo-horizontina, e resultado de uma pesquisa Pós-Doutorado.
Serviço:
Livro: "Studio Anna Pavlova: uma escola de dança para a vida inteira”, de Tânia Mara Silva Meireles.
Data: sábado (20)
Horário: das 11h às 14h
Onde: Livraria da Rua – R. Antônio de Albuquerque, 913 - Funcionários, BH